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Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia inicia atendimento por ordem de chegada

Nova Carteira de Identidade Nacional Divulgação O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) inicia atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Id...

Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia inicia atendimento por ordem de chegada
Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia inicia atendimento por ordem de chegada (Foto: Reprodução)

Nova Carteira de Identidade Nacional Divulgação O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) inicia atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na segunda-feira (1°). A novidade é um projeto piloto o e vai estar disponível em seis postos e quatro pontos da Rede SAC. Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da tarde, com entrega de senhas a partir de 11h, exceto o Barra, que será às 12h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou site. O mesmo acontece com os postos SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus, no interior da Bahia, que também vão atender somente no período vespertino, com senhas entregues a partir de 11h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou site. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia Além deles, os Pontos SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão também entram na ação, mas com atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente das unidades, com distribuição de senhas a partir de 7h. Apenas Pilão Arcado começa às 8h. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. A primeira via é gratuita. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. A primeira via da CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada. Posto do SAC Shopping Barra Carol Garcia/GOVBA A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. LEIA TAMBÉM: Nova carteira de identidade chega à marca de 1 milhão de emissões na Bahia; veja como fazer Nova carteira de identidade nacional passa a ser oferecida em todas as unidades do SAC na Bahia Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do SAC na Bahia; confira lista completa Bahia faz mutirão para retirada de nova Carteira de Identidade Nacional Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻